A Universidade Positivo, atendendo às diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES, que foi instituído pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004, criou o Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação – EIRC. Esse setor tem como objetivo a elaboração conjunta de documentos, estudo, planejamento, acompanhamento e execução do Programa Institucional de Internacionalização e demais projetos e ações locais inerentes à internacionalização.
Membros do EIRC – Universidade Positivo
O Escritório de Internacionalização e Redes de Cooperação da Universidade Positivo é composto por:
Reitor:
Prof. Dr. Roberto Di Benedetto
Coordenadores do EIRC – Universidade Positivo:
Profa. Dra. Bárbara Carvalho Neves
Analista acadêmico:
Aline Pereira Vicente da Silva
Conselho Consultivo:
Prof. Dr. Gabriel Aguilar (UNICID e Cruzeiro do Sul), Prof. Me. André Ricardo Leão (UDF), Profa. Dra. Flavia Carolina de Resende Fagundes e Prof. Dr. Fábio Beltrame (FSG), Profa. Ma. Keissiene Tcharla Bragantin Pereira (FASS e Módulo), Profa. Dra. Milena Fernandes Maranho (CEUNSP), Prof. Me. Gleison Luís Araújo e Prof. Dr. Lucas Alonso Rocha (UNIFRAN), Profa Ma. Fernanda Talhati Castro Andrade (Braz Cubas), Prof. Esp. Arthur Lima (UNIPÊ), Prof. Me. Igor Cesar Santos de Miranda (Cesuca), Profa. Esp. Madelon Chaves Faias e Prof. Dr. Henrique Braunstein Raskin (Universidade Positivo).
Os contatos com a coordenação do EIRC – Universidade Positivo podem ser feitos por meio de:
E-mail: study@up.edu.br
Dupla certificação
Já pensou em fazer uma Graduação internacional?
No programa de Dupla Certificação da Universidade Positivo, você cursa seus primeiros anos de Graduação aqui no Brasil. Depois, pode escolher uma das instituições parceiras, de acordo com a disponibilidade de seu curso, e terminar o curso nos Estados Unidos!
Na Universidade Positivo, você pode realizar o sonho de fazer uma universidade internacional.
Business
Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação da Cruzeiro do Sul Educacional – (NEIRC)
Conforme a portaria nº 006/2021, o Núcleo dos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação (NEIRC) é o órgão responsável por viabilizar a atuação em redes, o planejamento estratégico geral, apoio e acompanhamento dos programas, projetos e ações de internacionalização cultural e/ou acadêmica a serem implementadas pelos Escritórios de Internacionalização e Redes de Cooperação de cada instituição de ensino superior da Cruzeiro do Sul Educacional.
Portaria nº 006/2021
Edital Programa de Mobilidade Acadêmica Nacional
Política de Intercâmbio da Universidade Positivo
Programa Santander Graduação
Periodicidade: semestral
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente na graduação
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período, excelente desempenho acadêmico, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html
Programa Santander Ibero-Americano
Periodicidade: semestral (suspenso devido as limitações de mobilidade imposta pela pandemia da COVID-19)
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente em intercâmbio na Argentina, Colômbia, Chile,
Espanha, Peru, Porto Rico, Portugal, México ou Uruguai
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período, excelente desempenho acadêmico, ser aprovado em processo de intercâmbio, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html
Programa Santander Superamos Juntos
Periodicidade: semestral
Forma de inscrição: via site do Santander e envio de documentos via CAA online
Objetivo: Auxílio financeiro ao discente na graduação
Habilitação: capacidade civil plena, matrícula ativa em curso de graduação cursando pelo menos o 2º período e permanecer matriculado durante o período da bolsa, excelente desempenho acadêmico, possuir conta corrente no banco Santander entre outros (pode haver modificações – consulte o edital da edição ativa)
Divulgação: Portal e Redes Sociais Oficiais
Divulgação: Portal do aluno e Redes Sociais Oficiais
Mais informações: https://www.becas-santander.com/pt_br/index.html
Para quem deseja ter uma experiência acadêmica no exterior, alguns passos são importantes a serem seguidos, começando pelas possibilidades de destino e vagas para estudo:
• Verifique os convênios que a UP possui com as universidades estrangeiras e os cursos contemplados para intercâmbio de alunos;
• Se o curso possuir convênio com uma universidade estrangeira, você deve entrar em contato conosco ou perguntar ao coordenador de seu curso se e quando será aberto para seleção de intercambistas;
• Se o curso não possuir convênio internacional, você pode propor a realização de um convênio com a universidade estrangeira de seu interesse!
Os alunos de Graduação e Pós-Graduação da UP poderão participar de programa de intercâmbio acadêmico somente quando estiverem regularmente matriculados e cumprindo obrigações financeiras sem atraso.
Os requisitos acadêmicos obrigatórios que o aluno deve satisfazer para participar do programa de intercâmbio pela UP são:
• Ter cursado no mínimo 20% do curso na UP;
• Apresentar, no mínimo, média de notas igual ou superior a 6 (seis);
• Para a dupla-certificação no curso de Administração Internacional com a Universidade de Plymouth, o aluno deve possuir média geral igual ou superior a 7,0 e deve ter completado 2,5 anos de estudos na UP, sem dependências;
• Comprovar domínio do idioma requerido pela universidade de destino por meio de certificados ou exames de proficiência, cujas especificidades serão apresentadas nos editais de intercâmbio;
• Para a dupla-certificação no curso de Administração Internacional com a Universidade de Plymouth, o aluno deve apresentar o teste de proficiência em inglês IELTS Academic com média de no mínimo 6.0 (com nota mínima de 5.5 em cada um dos elementos);
• Assinar termo de compromisso assumindo responsabilidade de representação da UP na instituição de destino e afirmando estar ciente das condições de matrícula e financeiras de vínculo à UP durante o intercâmbio.
Durante o período de realização do intercâmbio, o aluno deve permanecer matriculado na UP sob a condição de “Participação em Convênio”.
Em função da Política de Intercâmbio, o aluno deixa de efetuar o pagamento da mensalidade da UP. No retorno, deverá efetuar o pagamento de 50% do valor das disciplinas que pedir aproveitamento curricular.
Os alunos que realizarem intercâmbio deverão acordar, previamente, com o coordenador do curso, as disciplinas que serão cursadas na universidade de destino, verificando as condições para dispensa das mesmas por equivalência na UP.
Assim, ao retornar, deverá apresentar o histórico escolar com aprovação na universidade estrangeira para que o coordenador autorize a dispensa de disciplina cursada no exterior. No caso das dispensas, deve-se lembrar que o aluno deverá efetuar o pagamento de 50% do valor das mesmas. Esse valor pode ser parcelado por meio de plano de pagamento apresentado pela Secretaria Acadêmica, conforme Política de Incentivo ao Intercâmbio.
A UP não disponibiliza bolsas de estudo, nem ajuda de custo para acomodação e alimentação no exterior. A Política de Intercâmbio pode auxiliar para que, enquanto está no exterior, o valor da mensalidade seja utilizado como auxílio para os gastos de hospedagem e alimentação.
Há fundações e organizações governamentais que fornecem bolsas para estudo no exterior. Um exemplo é o programa Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal, em que o aluno recebe auxílio para passagem, acomodação e alimentação no exterior. A UP já aderiu a este programa e os alunos deverão realizar as inscrições diretamente no site Ciência sem Fronteiras.
Depende da universidade e do programa de intercâmbio. Na maioria das universidades em que a UP possui convênio, não é necessário efetuar pagamento de mensalidade. Entretanto, para convênios como o de dupla certificação para o curso de Administração com a University of Plymouth, é necessário efetuar um pagamento para cursar as disciplinas pré-estabelecidas no convênio e receber o diploma britânico.
Se você tem contato com professor de uma universidade estrangeira não conveniada e deseja realizar estudos na mesma, você pode propor que a UP celebre um convênio. Para isso, é necessário entrar em contato conosco com um projeto de estudo ou pesquisa em conjunto já acordado com o professor da universidade estrangeira.
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.