Cursos da UP conquistam prêmios do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná

TCCs e projeto de extensão estão entre os melhores do Estado

21/08/2024

O curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e o curso de Engenharia Civil da UP comemoram conquistas no Prêmio CREA/PR, iniciativa do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná.

Na edição de 2024, foram três prêmios para a nossa Universidade: 2º e 3º lugares entre os Melhores Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e 1º lugar entre Projetos de Extensão Universitária.

A indicação visa a divulgação dos melhores TCCs e projetos aos profissionais, empresas e sociedade em geral, para que seja valorizado o conhecimento técnico e científico nas áreas cobertas pelo Conselho.

O Prof. Dr. Leonardo Wedderhoff Herrmann, coordenador da Engenharia em Bioprocessos e Biotecnologia, explica que todas as universidades do Paraná participaram com trabalhos nas seguintes áreas: Civil, Elétrica, Mecânica e Metalúrgica, Química, Geologia e Minas, Florestal, Agrimensura, Agronomia e Especiais (Segurança do Trabalho). “Já é o segundo ano que conseguimos essa conquista”, comemora o professor.

Todos os trabalhos foram avaliados conforme os critérios de aplicabilidade do conhecimento técnico na prática profissional, grau de inovação e nível de abrangência do tema. Conheça mais sobre cada um:

TCCs

– 2º lugar | Engenharia Química: PROJETO DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL DE BACILLUS SUBTILIS UTILIZANDO VINHAÇA DE CANA-DE-AÇÚCAR COMO SUBSTRATO PARA BIOCONTROLE DE NEMATOIDES

Desenvolvido pelos alunos Davi Albini, Gianluccas Guimarães Lopes e Juliana Bueno, do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, sob orientação do professor Leonardo Herrmann, o trabalho chegou a um biopesticida baseado em bactérias esporulantes, Bacillus subtilis, a partir de uma matéria-prima barata, a vinhaça de cana, para eliminar os principais vermes que crescem em plantações, sendo uma alternativa muito mais ecológica que os agrotóxicos.

– 3º lugar | Engenharia Civil: AVALIAÇÃO DO RESÍDUO TÊXTIL DE POLIAMIDA EM SUBSTITUIÇÃO AO AGREGADO MIÚDO NO CONCRETO: REUSO E REDUÇÃO DO IMPACTO AMBIENTAL

Os autores Angie Florero Vargas, João Adonias da Silva Carneiro e Maira Rita Nardelli, do curso de Engenharia Civil, orientados pela professora Waleska da Silva Barbosa, desenvolveram um estudo que tem como objetivo a produção de um novo compósito de concreto a partir do uso de fibra de poliamida em substituição à areia natural. O produto resultante demonstra eficiência na nova função como material para construção e pode contribuir para a redução do descarte de retalhos têxteis em aterros sanitários.

Extensão

– 1º lugar | Engenharia Química: TECNOLOGIA E SOCIEDADE – DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES INOVADORAS NA ÁREA DA SAÚDE

Doze alunos de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia propuseram e desenvolveram soluções para área de saúde, como o desenvolvimento de biossensores para contaminação em abatedouros, para alergia à proteína do leite, para detecção de Salmonella em aviários e para detectar glicose em pacientes diabéticos.

Alunos participantes do projeto: Guilherme Chaves de Almeida, Isabela Semeniuk, Cecilia Ayelen Kominovic, Thiago Macedo de Lima Mariano, Anaclara Gielda, Flávia Manuela Strapasson Silva, Giovanna Beatriz Konisi Carneiro, Gabriela de Lima Lange, Raíssa Minich Mello, Karoline Hertel, Flávia Jez.

Professores: Márcia Regina Pincerati, Ilton Santos da Silva e Leonardo Wedderhoff Herrmann.

A UP parabeniza alunos, professores e colaboradores dos cursos por essas conquistas que atestam a dedicação e excelência acadêmica de todos!