O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, da modalidade Profissional, estimulado pelo avanço biotecnológico do Brasil, tem como objetivo principal formar mestres e doutores em Biotecnologia e propiciar condições para que profissionais já graduados possam se atualizar científica, pedagógica e profissionalmente.
Para isso, o aluno aprofunda conhecimentos por meio de disciplinas estruturantes e do desenvolvimento de um projeto inovador, em uma das áreas de concentração: “Agroalimentar e Ambiental” e “Saúde”. Na avaliação quadrienal (2013-2016), o curso de Mestrado foi avaliado com a nota máxima, conceito 5, pelo Conselho Técnico-Científico (CTC) da Capes. O curso de Doutorado, iniciado em 2019, foi aprovado pela CAPES e recomendado com a nota máxima, conceito 5.
A Biotecnologia envolve o uso de processos celulares e biomoleculares para desenvolver tecnologias e produtos que ajudam a melhorar a qualidade de vida e a proteger o planeta. Apesar de contemplar atividades produtivas praticadas há mais de seis mil anos para o desenvolvimento de produtos alimentícios, como pão e queijo, e para a conservação de produtos lácteos, ganhou notoriedade somente nas últimas décadas, sendo considerada uma das áreas do conhecimento com maior potencial de trazer benefícios significativos à humanidade neste século.
Na atualidade, a Biotecnologia oferece tecnologias inovadoras para a produção de alimentos, prevenção e tratamento de doenças, redução dos impactos ambientais, produção de fontes de energia renováveis e para o desenvolvimento de processos mais eficientes, seguros e limpos que envolvem a produção industrial.
Recentes avanços constatados na área têm contribuído para o enfrentamento dos desafios mais imediatos da sociedade, entre eles:
– Indústria farmacêutica: produção de antibióticos, enzimas, hormônios, vacinas, anticorpos monoclonais, kits para diagnósticos, formulação de produtos farmacêuticos etc.
– Agricultura: produção debiofertilizantes, bioinseticidas, nematicidas e hormônios vegetais e desenvolvimento de plantas resistentes a pragas, estresse hídrico e temperaturas extremas e de cereais e tubérculos ricos em proteínas e vitaminas.
– Área ambiental: tratamento biológico de efluentes sólidos, líquidos e gasosos.
– Indústria de bebidas: fabricação de cerveja, vinho, cachaça, uísque, vinagre etc.
– Produção de bioenergia: focando principalmente no aproveitamento de subprodutos da atividade agroindustrial para o desenvolvimento de biocombustíveis.
– Indústria agroalimentar: produção de queijos, iogurtes, vinagres, fermentos, leites, alimentos fermentados, corantes naturais, polissacarídeos, espessantes etc.
– Medicina veterinária: medicamentos, vacinas, rações, bioaditivos nutricionais, promotores de crescimentos, antibióticos, antiparasitários, produção de embriões etc.
– Área florestal: multiplicação de plantas para a produção de papel, móveis etc.
– Indústria cosmética: produção de insumos biológicos, produtos naturais etc.
O Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia Industrial contempla as seguintes linhas de pesquisas, nas respectivas Áreas de Concentração:
Área Agroalimentar e Ambiental:
1. Desenvolvimento de processos e produtos para valorização de matérias-primas e subprodutos da agroindústria brasileira, visando a produção de biocombustíveis, biopolímeros, alimentos, bebidas e biomoléculas, utilizando processos fermentativos, enzimáticos e ferramentas de biologia molecular.
2. Desenvolvimento de processos tecnológicos para obiomonitoramentoambiental, biorremediação de áreas degradadas bem como tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos industriais.
Área Saúde:
1. Desenvolvimento e avaliação de novas tecnologias, sistemas, dispositivos, fármacos ebiofármacosna área biomédica, odontológica e veterinária para diagnóstico, monitoramento e tratamento, bem como para o aprimoramento e educação na área cirúrgica.
2. Bioprospecção da flora brasileira e de microrganismos visando o desenvolvimento de produtos e processos para a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, metabólicas e dermatológicas, utilizando ferramentas de Biologia Celular e Biologia Molecular para experimentação in vivo e in vitro.
3. Desenvolvimento de novos produtos em cosmética edermatocosmética.
Maura Harumi Sugai Guerios
E-mail: maura.guerios@up.edu.br
Ligia Alves da Costa
E-mail: ligiacardoso@up.edu.br
Maura Harumi Sugai Guerios
E-mail: maura.guerios@up.edu.br
Coordenação Adjunta
Ligia Alves da Costa
E-mail: ligiacardoso@up.edu.br
Agroalimentar e Ambiental
Linha de Pesquisa A - Desenvolvimento de processos e produtos para valorização de matérias-primas e subprodutos da agroindústria brasileira, visando à produção de biocombustíveis, biopolímeros, alimentos, bebidas e biomoléculas, utilizando processos fermentativos, enzimáticos e ferramentas de biologia molecular
Linha de Pesquisa B - Desenvolvimento de processos tecnológicos para o biomonitoramento ambiental, biorremediação de áreas degradadas bem como tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos industriais.
Saúde
Linha de Pesquisa A - Desenvolvimento e avaliação de novas tecnologias, sistemas, dispositivos, fármacos e biofármacos na área biomédica, odontológica e veterinária para diagnóstico, monitoramento e tratamento, bem como para o aprimoramento e educação na área cirúrgica.
Linha de Pesquisa B - Bioprospecção da flora brasileira e de microrganismos visando ao desenvolvimento de produtos e processos para a prevenção e tratamento de doenças neurodegenerativas, metabólicas e dermatológicas, utilizando ferramentas de Biologia Celular e Biologia Molecular para experimentação in vivo e in vitro.
C - Desenvolvimento de novos produtos em cosmética e dermatocosmética
Definição de biocombustíveis gasosos e líquidos. Processos de metanização. Produção, utilização e tratamento do biogás. Biodiesel: Conceitos e aplicações, importância econômica para o Brasil, processos de transesterificação, matérias primas, rendimentos, plantas de processamento (capacidade e investimentos), sub-produtos e resíduos. Produção de bioetanol a partir de fontes açucaradas, amiláceas e lignocelulósicas: matérias-primas, processos e recuperação do produto. Considerações econômicas e ambientais sobre o uso de biocombustíveis. Técnicas e práticas analíticas na produção de biogás, biodiesel e bioetanol.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
LORA, Electo Eduardo Silva; VENTURINI, Osvaldo José. Biocombustíveis. Rio de Janeiro: Interciência, c2012, 588 p. ISBN 9788571932289.
CORTEZ, Luis Augusto Barbosa; LORA, Electo Eduardo Silva; GÓMEZ, Edgardo Olivares. Biomassa para energia. Campinas: UNICAMP, c2008. 734 p. ISBN 9788526807839.
CASSINI, Servio Tulio. Digestão de resíduos sólidos orgânicos e aproveitamento do biogás. Rio de Janeiro: ABES, 2003. xiv, 196 (Lodo). ISBN 8586552682.
KNOTHE, Gerhard. Manual de biodiesel. São Paulo: Blucher, 2006. x, 340 p. ISBN 9788521204053.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
BANCO MUNDIAL. Alcohol production from biomass in the developing countries. Washington, D.C.: World Bank, 1980. ix, 69 p.
GENTIL, Luiz Vicente. 202 perguntas e respostas sobre biocombustíveis. Brasília: SENAC, 2011. 324 p. ISBN 9788562564123.
KHANAL, Samir Kumar. Environmental and Water Resources Institute Bioenergy and Biofuel Task Committee. Bioenergy and biofuel from biowastes and biomass. Reston, VA: American Society of Civil Engineers, c2010. xv, 505 p. ISBN 9780784410899.
PEREIRA, Thulio Cícero Guimarães. Dossiê de pesquisa: fontes renováveis de energia. Curitiba: COPEL, c2010. xix, 235 p. ISBN 9788563914002.
Estudo de ferramentas para análise de dados. Desenvolvimento e aplicação de princípios estatísticos para área de Biotecnologia. Testes paramétricos e não paramétricos. Análise e interpretação de dados.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
VIEIRA, Sonia. Introdução a bioestatistica. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, c2016. xii, 245 p. ISBN 9788535277166.
CALLEGARI-JACQUES, Sidia M. Bioestatística: princípios e aplicações. Porto Alegre: Artmed Editora, 2003. 255 p. ISBN 9788536300924.
TRIOLA, Mario F. Introdução à estatística. 10. ed. Rio de Janeiro: LTC, c2008. xxvi, 696 p. ISBN 9788521615866.
SIEGEL, Sidney; CASTELLAN, N. John (Coautor). Estatística não-paramétrica para ciências do comportamento. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006. 448 p. ISBN 9788536307299.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
DORIA FILHO, Ulysses. Introdução à bioestatística: para simples mortais. São Paulo: Négocio editora, c2001. 158 p. ISBN 8586014362.
HAIR, Joseph F. (Coautor). Análise multivariada de dados. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2009. 688 p. ISBN 9788577804023.
Introdução à Bioinformática; conceitos básicos; análises de sequências (proteína, DNA, ARN); bases de dados biológicas; recuperação de sequências e uso do BLAST; exploração de genes e genomas; pesquisas de similaridade; comparação de sequências; alinhamento de sequências múltiplas; uso de software para visualizar estruturas de proteína 3-D.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
BAXEVANIS, Andreas D.; OUELLETTE, B. F. Francis. Bioinformatics: A practical guide to the analysis of genes and proteins. 3. ed. New York: John Wiley & Sons, 2005. 470 p. ISBN 0471383902.
LESK, Arthur M. Introduction to Bioinformatics. 4. ed. Oxford: Oxford University Press, 2014. 474 p. ISBN 9780199651566.
VERLI, Hugo. Bioinformática: da Biologia à Flexibilidade Moleculares. São Paulo: Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBQ), 2014. 282 p. ISBN 9788569288008.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
LESK, Arthur M. Introdução à Bioinformática. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2008. 381 p. ISBN 9788536311043.
BALDI, Pierre; BRUNAK, Soren. Bioinformatics: the machine learning approach. 2.ed. Cambridge: The MIT Press, 2001. xxi, 452 p. (Adaptive computation and machine learning series). ISBN 026202506.
Estudo dos biomateriais e suas principais características físicas. Abordagem do histórico e contextualização da importância dos Biomateriais na Saúde. Detalhamentos dos tipos de biomateriais e suas aplicações práticas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
HOFFMAN, ALLAN S.; SCHOEN, FREDERICK J.; LEMONS, JACK E.; RATNER, B. D. Biomaterials science: an introduction to materials in medicine. 2nd ed. San Diego, CA: Elsevier Academic Press, c2004. xi, 851 p. ISBN 0125824637.
ORÉFICE, RODRIGO LAMBERT; PEREIRA, MARIVALDA DE MAGALHÃES; MANSUR, HERMAN SANDER. Biomateriais: fundamentos e aplicações. Rio de Janeiro: Cultura Medica, c2012. xiv, 538 p. ISBN 9788570065063.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
PARK, J. B.; LAKES, R. S. Biomateriais: an introduction. 2. ed. Plenum: Springer. 1992.
HENCH L. L.; WILSON, J. E. An introduction to bioceramics. New York: World Scientific Publishing Company. 1993.
Estudo da biotecnologia como ferramenta na inovação farmacêutica. Estudo da confecção e dos produtos de origem biotecnológica e sua potencialidade de aplicações no tratamento e prevenção de doenças.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv (Coautor). Imunologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. xii, 536 p. ISBN 9788535281644.
ROITT, Ivan Maurice; DELVES, Peter J et al. Fundamentos de imunologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2013. xi, 552 p. ISBN 9788527721424.
JANEWAY, Charles A (Coautor). Imunobiologia: o sistema imune na saúde e na doença. 6. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007. xxiii, 824 p. ISBN 8536307412.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
GROVES, J. M. Pharmaceutical biotechnology. 2. ed. Boca Raton: CRC Press. 2005.
MORAES, Angela Maria; AUGUSTO, Elisabeth F. Pires; CASTILHO, Leda dos Reis. Tecnologia do cultivo de células animais: de biofármacos a terapia gênica. São Paulo: Roca, c2008. xxiv, 503 p. ISBN 9788572417303.
WALSH. G. Pharmaceutical Biotechnology. Concepts and Application. Sussex: Wiley. 2007.
ANVISA. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC nº 135, de 29 de maio de 2003. Disponível em: http//www.anvisa.gov.br/legis/resol/2003/rdc/135_ 03rdc.htm.
Fundamentos de Biologia Celular e Molecular. Estudo da composição química e função de células e biomoléculas. Especializações celulares. Estrutura, organização e função de aminoácidos, proteínas e ácidos nucléicos. Dogma central da Biologia Molecular. Replicação, transcrição e tradução. Introdução sobre as principais técnicas utilizadas em Biologia Celular e Molecular.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. xxxvi, 1427 p. ISBN 9788582714225.
NELSON, David L.; LEHNINGER, Albert L.; COX, Michael. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, c2013. xxx, 1298, [2] p. ISBN 9788582710722.
LODISH, H.; BERK, A.; ZIPURSKY, S.L.; MATSUDAIRA, P.; BALTIMORE, D.; DARNELL, J. Biologia Celular e Molecular. 5. ed. Porto Alegre: Artmed: Artmed, 2005.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
FARAH, Solange Bento. DNA: segredos e mistérios. 2 ed. São Paulo: Sarvier, 2007. 538 p. ISBN 9788573781731.
WATSON, James D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. xxxiv, 878 p. ISBN 9788582712085.
COOPER, G. M. A Célula: uma abordagem molecular. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e Biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002.
Bioética: conceito e principais linhas. Bioética cotidiana e das situações limites. Bioética aplicada à pesquisa. Estudo das medidas de prevenção, minimização e eliminação de riscos biológicos potenciais para o operador e meio ambiente em áreas de laboratório, indústria, pesquisa, desenvolvimento biotecnológico, ensino e prestação de serviços.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
COSTA, Marco Antonio Ferreira da. Biossegurança: segurança quimica basica em biotecnologia e ambientes hospitalares. São Paulo: Santos, 1996. 99 p.
FERRER, Jorge José; ÁLVAREZ PÉREZ, Juan Carlos (Coautor). Para fundamentar a bioética: teorias e paradigmas teóricos na bioética contemporânea. São Paulo: Loyola, c2005. 501 p. ISBN 8515030934.
HIRATA, M. H.; FILHO, J. M. Manual de biossegurança. São Paulo: Manole. 2002.
URBAN, Cícero de Andrade. Bioética clínica. Rio de Janeiro: Revinter, 2003. 574 p. ISBN 857309706X
PESSINI, Leocir; BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de (Coautor). Problemas atuais de bioética. 9. ed. rev. e ampl. São Paulo: Centro Universitário São Camilo, 2010. 627 p. ISBN 9788515003211.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
BARKER K. Na bancada: manual de iniciação científica em laboratórios de pesquisas biomédicas. Editora Artmed, Porto Alegre, 2006.
CARVALHO, P. R. Boas práticas químicas em biossegurança. Rio de Janeiro: Interciência. 1999.
MASTROENI, M. F. Biossegurança aplicada a laboratórios e serviços de saúde. Rio de Janeiro: Atheneu. 2004.
Estudo dos mecanismos imunológicos gerais e específicos. Células responsáveis pela resposta imunológica inata e específica. Desencadeamento da resposta imunológica, apresentação antigênica e eliminação do agente agressor. Técnicas de imunodiagnósitco que permitem a detecção de doenças. Produção de anticorpos monoclonais para diagnóstico e tratamento de doenças. Produção de vacinas recombinantes e técnicas e de imunoterapia antitumoral.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ABBAS, Abul K.; LICHTMAN, Andrew H.; PILLAI, Shiv (Coautor). Imunologia celular e molecular. 8. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015. xii, 536 p. ISBN 9788535281644.
ROITT, Ivan Maurice; DELVES, Peter J et al. Fundamentos de imunologia. 12. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, c2013. xi, 552 p. ISBN 9788527721424.
ROITT, I.; RABSON, A. Imunologia básica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 2003.
TRAVERS, P.; WALPORT, M. JANEWAY JR, C. A. Imunobiologia: O Sistema Immune na Saúde e na Doença. 7. ed. Porto Alegre: Artmed. 2010.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
GRUMACH, Anete Sevciovic. Alergia e imunologia na infância e na adolescência. 2. ed. rev. ampl. São Paulo: Atheneu, 2009. 897 p. ISBN 9788573791938.
MICHAL, Gerhard; SCHOMBURG, D.. Biochemical pathways: an atlas of biochemistry and molecular biology. 2. ed. New York: John Wiley & Sons, c2012. xi, 398 p. ISBN 9780470146842.
SCHOR, Nestor; BOIM, Mirian Aparecida; SANTOS, Oscar Fernando Pavão dos. Bases moleculares da biologia, da genética e da farmacologia. São Paulo: Atheneu, c2003. 382 p. (Clínica médica; Medicina celular e molecular v.1). ISBN 8573796375.
Estudo de tecnologias utilizadas para a manipulação do material genético em diversos organismos e as principais técnicas utilizadas em Biologia Molecular e Biotecnologia, tais como a tecnologia do DNA recombinante, Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), Sequenciamento de DNA, Eletroforese e o uso de ferramentas de Bioinformática.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ALBERTS, Bruce et al. Biologia molecular da célula. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. xxxvi, 1427 p. ISBN 9788582714225.
NELSON, David L.; LEHNINGER, Albert L.; COX, Michael. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, c2013. xxx, 1298, [2] p. ISBN 9788582710722.
WATSON, James D. et al. Biologia molecular do gene. 7. ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. xxxiv, 878 p. ISBN 9788582712085.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
FARAH, S. B. DNA: segredos e mistérios. 2. ed. São Paulo: Sarvier, 2007. 538 p. ISBN 139788573781731.
KREUZER, Helen; MASSEY, Adrianne. Engenharia genética e Biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2002. 434 p. ISBN 9788573079029.
LODISH, Harvey F. Biologia celular e molecular. 5.ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2005. xxxiv, 1054 p. ISBN 9788536305356.
Estudo da importância do uso de métodos e ferramentas usadas pela indústria para o controle de qualidade de alimentos para o acompanhamento dos processos relacionados à garantia de segurança do alimento.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
CARVALHO, Marly Monteiro de; PALADINI, Edson Pacheco. Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed., rev. e ampl. Rio de Janeiro: Elsevier, c2012. Xx. (ABEPRO Engenharia de Produção). ISBN 9788535248876.
CAMPOS, Vicente Falconi. TQC: controle da qualidade total (no estilo japonês). 9. ed. Nova Lima: Falconi, 2014. ISBN 9788598254685.
PALADINI, Edson Pacheco. Gestão estratégica da qualidade: princípios, métodos e processos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009. ISBN 9788522456468.
BERTOLINO, Marco Túlio. Gerenciamento da Qualidade na indústria alimentícia: ênfase na segurança dos alimentos. Porto Alegre: Artmed, 2010. ISBN 9788536323022.
WERKEMA, Cristina. Métodos PDCA e DMAIC e suas ferramentas analíticas. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013. ISBN 9788535254297.
CARVALHO, Paulo Roberto de. Boas práticas químicas em biossegurança. 2.ed. Rio de Janeiro: Interciência, 2013. ISBN 9788571932326.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portaria SVS/MS 326, de 30 de Julho de 1997.
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Resolução – RDC 275, de 21 de Outubro de 2002.
ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Resolução – RDC 175, de 08 de Julho de 2003.
CODEX ALIMENTARIUS COMMISSION. Recommended international code of practice general principles of food hygiene: CAC/RCP 1-1969, Rev. 4-2003. 2003.
EMENTA: Desenvolvimento da dissertação de mestrado. Desenvolvimento do domínio sobre o método científico e sobre a análise crítica dos resultados. Constituição do conhecimento científico em determinadas áreas ou nas
relações interdisciplinares.
Artigos atualizados sobre cada tema
Empreendedorismo: conceitos e oportunidades para novos negócios de base tecnológica. Aspectos gerais de um de plano de negócios. Conceito de inovação tecnológica: classificações e limites conceituais. Recursos e competências para a geração de inovações tecnológicas. Processos e ferramentas de gestão de tecnologia e de inovação. Propriedade Intelectual: conceitos, formas de proteção e importância como ferramenta estratégica de desenvolvimento. Propriedade Industrial: marcas, desenho industrial, indicações geográficas e patentes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
AUDRETSCH, David B. Entrepreneurship, innovation and economic growth. Cheltenham, UK: Edward Elgar, c2006. xxi, 512 p. ISBN 9781845427481.
CARVALHO, Hélio Gomes de; REIS, Dálcio Roberto dos; CAVALCANTE, Márcia Beatriz. Gestão da inovação. Curitiba: Aymara, 2011. 136 p. (UTFinova). ISBN 9788578417567.
GORDON, Thomas T; COOKFAIR, Arthur S. Patent fundamentals for scientists and engineers. 2nd ed. Boca Raton, FL: Lewis Publishers, c2000. 159 p. ISBN 1566705177.
HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P. Empreendedorismo. 5. ed. São Paulo: Bookman, 2004. 592 p. ISBN 8536303506.
REIS, Dálcio Roberto dos. Gestão da inovação tecnológica. 2. ed. Barueri, SP: Manole, c2008. xxxix, 206 p. ISBN 9788520426784.
STAREC, Claudio. Gestão da informação, inovação e inteligência competitiva: como transformar a informação em vantagem competitiva nas organizações. São Paulo: Saraiva, 2012. xviii, 324 p. ISBN 9788502175334.
TIDD, Joseph; BESSANT, J. R; PAVITT, Keith. Gestão da inovação. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. xvi, 600 p. ISBN 9788577802029.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
DRUCKER, Peter Ferdinand. Inovação e espírito empreendedor: (entrepreneurship): prática e princípios. São Paulo: Cengage Learning, 2015. xviii, 378 p. ISBN 9788522108596.
CASSIOLATO, José Eduardo; LASTRES, Helena Maria Martins; MACIEL, Maria Lúcia. Systems of innovation and development: evidence from Brazil. Cheltenham [United Kingdom]: Edward Elgar, c2003. xx, 643 p. (New horizons in the economics of innovation). ISBN 1843762315.
Estudo dos princípios que regem a biotecnologia e seus agentes. Estudo das aplicações em diversas áreas da biotecnologia. Noções de controle de processos. Controle de qualidade físico-químico e microbiológico. Noções de patentes em biotecnologia.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
ABRANTES, Antonio Carlos Souza de. Introdução ao sistema de patentes: aspectos técnicos, institucionais e econômicos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, c2011. xii, 418 p. ISBN 9788510964.
BORZANI, Walter (Coord.). Biotecnologia industrial. São Paulo: Blucher, 2001. 4v. ISBN 8521202784 (v.1).
BRASIL. Congresso Nacional. Lei 9.279, de 14 de maio de 1996. Disciplina os direitos e obrigações referentes à propriedade industrial. Brasília, 1996.
SCHMIDT, Paulo; SANTOS, José Luiz dos. Avaliação de ativos intangíveis: Goodwill, capital intelectual, marcas e patentes, propriedade intelectual, pesquisa e desenvolvimento. São Paulo: Atlas, 2002. 191 p. ISBN 8522432716.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
BARBOSA, Denis Borges. O contributo mínimo na propriedade intelectual: atividade inventiva, originalidade, distinguibilidade e margem mínima. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2010. xvii, 578 p. ISBN 9788537508367.
DORAN, Pauline M. Bioprocess engineering principles. 2. ed. Amsterdam: Elsevier, c2013. viii, 919 p. ISBN 9780122208515.
PIMENTEL, L. O. Propriedade Intelectual e a Universidade: Aspectos Legais. 1. ed, Florianópolis: Fundação Boiteaux – Konrad Adenauer Stifung, vol. 1, 2005, 182 p.
SHULER, Michael L.; KARGI, Fikret. Bioprocess engineering: basic concepts . 2nd ed. Upper Saddle River, New Jersey: Prentice Hall PTR, c2002. xx, 553 p. (Chemical engineering). ISBN 9780130819086.
Introdução à metodologia da ciência e do conhecimento científico, bem como da definição e tipos de conhecimento. Caracterização do trabalho científico. Condicionantes do processo de construção do conhecimento. Normas de apresentação de trabalhos científicos. O projeto de pesquisa. Tipos de pesquisa. Etapas de uma pesquisa: seleção do tema, coleta e análise de dados. Organização Estrutural da dissertação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, c2007. xii, 162 p. ISBN 9788576050476.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 8. ed., atual. São Paulo: Atlas, c2017. xx, 297 p. ISBN 9788597010121.
REA, L. M.; PARKER, R. A. Metodologia de pesquisa: do planejamento à execução. São Paulo: Pioneira Thomsom Learning, 2002. 262 p. ISBN 9788522102167.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
BASTOS, Cleverson; KELLER, Vicente (Coautor). Aprendendo a aprender: introdução a metodologia cientifica. 6. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 1995. 104 p. ISBN 8532605869.
DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 7. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2012. 130 p. (Biblioteca tempo universitário; 96). ISBN 9788528200607.
OLIVEIRA, Silvio Luiz de. Tratado de metodologia cientifica: projetos de pesquisas, TGI, TCC, monografias, dissertações e teses. 3. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. xx, 320 p. ISBN 8522100705.
RUDIO, Franz Victor. Introdução ao projeto de pesquisa científica. 30.ed. Petropolis: Vozes, 2002. 144 p. ISBN 8532600271.
Fundamentos de Microbiologia Industrial. Classificação e sistemática microbiana. Citologia, fisiologia e metabolismo microbianos, micro-organismos de interesse industrial: cultivo, isolamento e identificação. Meios de cultura de interesse industrial. Controle de micro-organismos: métodos físicos e químicos. Definições e áreas de aplicação. Aspectos gerais dos processos de fermentação. Definição e técnicas de assepsia e esterilização. Seleção, conservação e melhoramento de micro-organismos. Meios de fermentação e crescimento microbiano. Formação do produto.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
PELCZAR, Michael Joseph. Microbiologia: conceitos e aplicações. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1997. 2v. ISBN v.18534601968; v.2.8534604541.
TORTORA, Gerard J.; FUNKE, Berdell R; CASE, Christine L. Microbiologia. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2017. xxi, 935, [6] p. ISBN 9788582713532.
TRABULSI, Luiz Rachid; ALTERTHUM, Flavio (Ed.). Microbiologia. 6. ed. São Paulo: Atheneu, 2015. [28], 888 p. ISBN 9788538806776.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
DEMAIN, A. L.; DAVIES, Julian E. Manual of industrial microbiology and biotechnology. 2nd ed. Washington, D.C.: ASM Press, c1999. xv, 830 p. ISBN 1555811280.
HARVEY, Richard A.; CHAMPE, Pamela C.; FISHER, Bruce D (Coautor). Microbiologia ilustrada. 2. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008. 436 p. ISBN 9788536311050.
MARTINKO, John M.; CLARK, David; DUNLAP, Paul Vernon; MADIGAN, Michael T. (Coautor). Microbiologia de Brock. 12. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010. xxxii, 1128 p. ISBN 9788536320939.
SILVA, Neusely da (Coautor). Manual de métodos de análise microbiológica de alimentos e água. 4. ed. São Paulo: Livraria Varela, 2010. 624 p. ISBN 9788577590131.
A disciplina abordará o uso de técnicas de planejamento experimental e controle de variáveis, permitindo que o estudante desenvolva o senso crítico e científico ao planejar a sua pesquisa. Também serão abordados os conceitos essenciais para confecção, revisão e submissão de artigo por meio de atividades práticas envolvendo escrita científica.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOSCO, M.J.; CAROLINA, T. Redação de Artigos Científicos. São Paulo: Atlas. Grupo GEN, 2016. 9788597001532. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597001532/. Acesso em: 20 Jul 2021.
CORDEIRO, F.F.M.; M., A.F.E.J. Planejamento da Pesquisa Científica, 2ª edição. São Paulo: Atlas. Grupo GEN, 2015. 9788522495351. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788522495351/. Acesso em: 20 Jul 2021.
MATIAS-PEREIRA. Manual de Metodologia da Pesquisa Científica. São Paulo: Atlas. Grupo GEN, 2016. 9788597008821. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597008821/. Acesso em: 20 Jul 2021.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRADE, M.M.D.; MARIA, L.E. Metodologia do Trabalho Científico, 8ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2017. 9788597012408. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597012408/. Acesso em: 21 Jul 2021.
BOSCO, M. J. Redação Científica – Guia Prático para Trabalhos Científicos, 13ª edição. São Paulo: Grupo GEN, 2019. 9788597020328. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597020328/. Acesso em: 21 Jul 2021.
GISELE, L. Metodologia Científica. Porto Alegre: Grupo A, 2019. 9788595029576. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029576/. Acesso em: 21 Jul 2021.
MARIA, L. E. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Grupo GEN, 2021. 9788597026580. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788597026580/. Acesso em: 21 Jul 2021.
REY, L. Planejar e redigir trabalhos científicos. São Paulo: Editora Blucher, 1993. 9788521217480. Disponível em: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788521217480/. Acesso em: 21 Jul 2021.
Preparo e treinamento do aluno para o desempenho de atividades docentes como forma de complementar sua formação e de aumentar a integração entre a graduação e a pós-graduação. A disciplina consiste na participação tutorada do aluno no ensino da graduação em sua respectiva área de formação.
Bibliografia pertinente para a delimitação de cada assunto abordado no estágio de docência será fornecida pelo orientador em comum acordo com o docente responsável pela disciplina na graduação, podendo ser complementada com referências contidas em http://www.periodicos.capes.gov.br.
Esta disciplina enfoca o uso de estratégias utilizadas na recuperação de áreas degradadas, desenvolvendo e abordando a Capacidade do aluno para a busca de soluções na preservação do meio ambiente. Processos biológicos de transformação de resíduos. Tratamentos aeróbios e anaeróbios. Remediação biológica utilizando microrganismos e plantas. Efeitos bioquímicos e fisiológicos dos poluentes nos organismos. Uso de microrganismos na análise de substâncias potencialmente tóxicas.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
AGATHOS, Spiros, REINEKE, Walter. Biotechnology for the Environment: Soil Remediation. Förlag: Springer, 2003. 150 p. ISBN 9789401709323.
BEGON, Michael; TOWNSEND, Colin R.; HARPER, John L. Ecologia: de indivíduos a ecossistemas. 4. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2007. x, 740 p. ISBN 9788536308845.
JÖRDENING, Hans-Joachim; WINTER, Josef. Environmental Biotechnology – Concepts and Applications. Weinheim: Wiley-VCH, 2005. 463 p. ISBN 3527305858
RODRIGUEZ, Francisco Castillo. Biotecnologia Ambiental. Madrid: Tébar, 2005. 616 p. ISBN 9788473602112.
MILLER, G. Tyler. Ciência ambiental. São Paulo: Thomson, c2007. 501 p. ISBN 8522105499.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
AUSTIN, Jill; BRIMBLECOMBE, Peter; STURGES, William (Coautor). Air pollution science for the 21st century. Amsterdam [Países Baixos]: Elsevier, 2002. viii, 675 (Developments in environmental science; v. 1. ISBN 008044119X .
ODUM, Howard T. Heavy metals in the environment: using wetlands for their removal. Boca Raton: Lewis Publishers, c2000. 326 p. ISBN 1566704014.
SEINFELD, John H.; PANDIS, Spyrus N (Coautor). Atmospheric chemistry and physics: from air pollution to climate change. New York: J. Wiley & Sons, 1998. 1326 p. ISBN 0471178160.
SUTER, Glenn W (Coautor). Ecological risk assessment for contaminated sites. Boca Raton: Lewis Publishers, c2000. 438 p. ISBN 1566705258.
Apresentação de seminários pelos discentes, retratando a evolução do projeto de dissertação.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
– O projeto de dissertação deverá ser elaborado seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e
documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e
documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e
documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
Apresentação de seminários pelos discentes, retratando a evolução do projeto de tese.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
– O projeto de tese deverá ser elaborado seguindo as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10520. Informação e
documentação – Citações em documentos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2002.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724. Informação e
documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Rio de Janeiro, 2011.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6023. Informação e
documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2018.
Seminários ministrados por docentes e discentes do programa sobre assuntos atuais de biotecnologia aplicada à saúde. Células tronco. Transplantes de órgãos. Infectologia. Oncologia. Obesidade. Diabetes.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
FRESHNEY, R. Ian. Culture of animal cells: a manual of basic technique. 4th ed. New York: J. Wiley & Sons, 2000. xxvi, 577 ISBN 0471348899
O’NEILL, M.; HOPKINS, M. M. A Biotech Manager’s Handbook: A Practical Guide. Cambridge: Woodhead publishing. 2012.
PONGRACZ, J.; KEEN, M. Medical Biotechnology. New York: Churchill Livingstone. 2009.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
AIN, B. J. As células sanguíneas: um guia prático. 4. ed. Porto Alegre: Artmed. 2007.
BURNS, L. R. The business of healthcare innovation. Cambridge: Cambridge University Press. 2005.
VUNJAK-NOVAKOVIC, G.; FRESHNEY, R. I. Culture of cells for tissue engineering: culture of specialized cells. New York: Wiley-Liss. 2006.
Fontes e abordagens para prospecção de enzimas industriais. Sistemas de expressão homólogos e heterólogos. Métodos de produção, imobilização e purificação proteica. Caracterização das características bioquímicas e biofísicas. Potencial de aplicação de enzimas em setores industriais.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA BÁSICA
BUCHHOLZ, Klaus; KASCHE, Volker; BORNSCHEUER, U. T. Biocatalysts and enzyme technology. 2. ed. Weinheim: Wiley-Blackwell, c2012. xx, 606 p. ISBN 9783527329892.
DORAN, Pauline M. Bioprocess engineering principles. 2. ed. Amsterdam: Elsevier, c2013. viii, 919 p. ISBN 9780122208515.
GACESA, P.; HUBBLE, J. Tecnología de las enzimas. Zaragoza: Acribia, 1990. 206 p. ISBN 0697341933.
NELSON, David L.; LEHNINGER, Albert L.; COX, Michael. Princípios de bioquímica de Lehninger. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, c2013. xxx, 1298, [2] p. ISBN 9788582710722
PURICH, Daniel L; ALLISON, R. Donald. The enzyme reference: a comprehensive guidebook to enzyme nomenclature, reactions and methods. Amsterdam: Academic, c2002. ix, 929 p. ISBN 0125680414.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA COMPLEMENTAR
BON, Elba P. S. Enzimas em biotecnologia: produção, aplicações e mercado. Rio de Janeiro: Interciência, c2008. xxxvii, 506 p. ISBN 9788571931893.
KREUZER, H.; MASSEY, A. Engenharia genética e Biotecnologia. 2. ed. Porto Alegre:
Artmed. 2002.
SAID, Suraia; PIETRO, Rosemeire C. L. Rodrigues (Coautor). Enzimas de interesse industrial e biotecnológico. Rio de Janeiro: Eventos, c2002. 121 p. ISBN 8586582077
.
.
ppgbiotec@up.edu.br
Bloco da Pós-Graduação
Seg a Sex, das 7h30 às 17h15
Para acessar o Teste Vocacional e descobrir a carreira certa para você, preencha os campos abaixo.
É bem rapidinho!
Para que possamos agendar a sua vista, preencha o formulário abaixo.